A instituição e a mestra


Filosofia da Instituição

Num país, cuja população em geral não se prima pela conservação de sua própria história, nem de seus documentos familiares, que descarta o antigo por um duvidoso "novo", que pixa obras de artes dos parques e corta árvores com a maior naturalidade, o ato de pensar em Preservar, Conservar e Restaurar parece INSÓLITO.

Vendo o patrimônio arquitetônico ruindo pela especulação imobiliária ou pelo abandono, nossas produções pictóricas esquecidas nos porões de instituições apáticas, os artefatos históricos devorados por ávidas térmitas e paralelamente a falta de preparo de quem poderia atuar na conservação, O Centro Técnico Templo da Arte, conhecido pela difusão de técnicas e informação sobre pintura artística, tradicional e decorativa, tendo como linha filosófica a qualidade pela responsabilidade técnica na formação de profissionais em conservação sólida e abrangente.

A perspectiva de lançar um número qualitativo de novos técnicos na área da conservação e restauração, capazes de formar idéias, melhorar técnicas e atuar com responsabilidade, nos revela a sensação de missão cumprida como cidadãos cientes da necessidade de identidade nesse período de GLOBALIZAÇÃO.

Milhares de gerações passam rapidamente através dos tempos e se não fossem seus restos utilitários e artísticos, não saberíamos de suas existências.

A conservação desse patrimônio preservado depende da ação conjunta de profissionais competentes e responsáveis, com visão no futuro e conhecimento no passado.

O profissional da conservação ,ou, restringindo o sentido,o conservador restaurador, tem como objeto de sua intervenção o próprio documento, único,autêntico, e para tanta responsabilidade, a formação deve ser multidisciplinar e interdisciplinar ampliando os ângulos de possibilidades.


A Mestra...

Rosinha Campos


Baiana que dedica sua vida à arte desde antes da sua formação acadêmica. Nascida na cidade do Salvador, cresceu e desenvolveu a capacidade de analisar a beleza e a importância da conservação e perpetuação da história, através das diversas áreas que atua. Reconhecida profissional no campo da Conservação e Restauração.



Volte sempre! Ainda estamos atualizando as informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário