Como tudo começou...





Nossa colega e companheira na Conservação e Restauro, Margareth Boesing, estava responsável na época, pelo restauro da Igreja de Bananal  - SP. Durante a pesquisa histórica deste projeto, Margereth Boesing e Pedro Augusto Cardoso, nosso colega de equipe, foram ao Museu de Cruzeiro ver os documentos da Igreja de Bananal... Chegando lá encontraram o  diretor do mesmo, gritando por socorro para o acervo que tinham e que se deteriorava a olhos vistos.

Pedro então, fotografou todo o acervo sob ataque e buscou socorro junto a Margareth, para salvar mais um patrimônio. É uma situação que nos enche de consternação, ao ver a história e a memória se perdendo diante da decomposição, triste e angustiante... É na maioria das vezes uma questão de vida ou morte do patrimônio.

É neste momento que entram em cena a nossa mestra Rosinha Campos e o Centro Técnico Templo da Arte. Rosinha Campos como Restauradora responsável pelo projeto das quatro imagens e toda a nossa equipe envolvida no restauro destas obras; o CTTA pela guarda e apoio de todo o material específico necessário para o restauro das obras aqui neste blog dispostas em fotos do processo.

Durante 1 ano de pesquisa e trabalho estas imagens foram "cuidadas" por técnicos especialistas em Conservação e Restauro, todos formados pelo Centro Técnico Templo da Arte, as imagens resgataram seu viço e a leitura que tinham em seu tempo histórico e estão prontas para retornarem a suas funções artísticas-históricas no acervo do Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes devidamente Restauradas.

Agradecemos aqui a união, a generosidade, a disponibilidade e acima de tudo a confiança que nos foi delegada, onde este trabalho de conjunto, se tornou possível pelo exemplo de dividir para multiplicar.



O Museu
O casarão colonial foi construído em 1815, pelo Capitão Antônio Dias Teles de Castro, para servir de sede à antiga Fazenda Boa Vista. Foi residência do Major Manoel de Freitas Novaes, responsável pelo desvio dos traçados das estradas de ferro D. Pedro II (atual Central do Brasil) e Minas and Rio, (atual Centro-Oeste), para passar em suas terras, fatos que causaram o surgimento do núcleo urbano que deu origem à cidade de Cruzeiro. O imóvel foi o núcleo inicial do município e está vinculado a uma fase da história cruzeirense.
O prédio possui dois andares, feitos de taipa e alvenaria, em estilo colonial, sua arquitetura reflete a opulência econômica do período e as características do modo de vida dos barões do café. Possui amplas janelas, terreiro de secar café, pomar e grande área verde circunda a casa com figueiras centenárias, permitindo ao visitante uma verdadeira viagem ao século XIX.


Reforma do Museu


Em resgate e preservação da história do município, importante polo da revolução constitucionalista de 32, estão sendo investidos mais de 4,5 milhões pelo Governo Federal para reestruturação do prédio do Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes, símbolo cruzeirense.

Fonte: http://cruzeiro.sp.gov.br/index.php/todos-os-servicos/1136-restauracao-de-obras-do-seculo-xix-e-concluida-com-exito



Nenhum comentário:

Postar um comentário